quinta-feira, 7 de junho de 2012

LISTA DE MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME


LISTA MCU




1.     Um móvel realiza um movimento circular com velocidade angular média de 10rad/s. Calcule o ângulo descrito em 5 segundos.
2.     Um corpo em movimento circular tem velocidade angular média de . Calcule em quanto tempo ele descreve um ângulo de
3.     Um corpo dá 300 voltas numa circunferência em 2,5 minutos.
a)    Qual o período do movimento?
b)    Qual a frequência, em Hz, do movimento?

4.     Uma roda completa 150 giros por minuto. Qual a velocidade escalar de um ponto situado a 12cm do eixo da roda?
5.     O ponteiro dos minutos de um relógio mede 50cm.
a)  Qual a velocidade angular do ponteiro?
b)  Calcule a velocidade linear da extremidade do ponteiro.
6.     Qual é a aceleração centrípeta da partícula que percorre uma circunferência de 6 metros de raio com velocidade escalar de 108 km/h?
7.     A roda de um automóvel em MCU efetua 2100 rpm. Sabendo que o diâmetro da roda mede 60cm, calcule o módulo da aceleração centrípeta. Adote
8.     Um móvel movimenta-se em MCU segundo a função horária angular  (no SI). Calcule o instante em que ele passa pela posição
9.     Um corpo realiza um MCU de 4 metros de diâmetro, com frequência de 240rpm. Sabendo que no início da contagem dos tempos ele estava na origem das posições, determine:
a)    sua velocidade angular
b)    sua posição angular no instante 10s.

10.  Uma cinta funciona solidária com dois cilindros de raios R1=10cm e R2=50cm. Supondo que o cilindro maior tenha uma frequência de rotação f2 = 60rpm, responda:
a)    Qual a frequência de rotação f1 do cilindro menor?
b)    Qual a velocidade linear da cinta?

11.  Duas polias A e B giram coaxialmente acopladas. Sabendo-se que RA = 20cm e RB = 60cm e que a velocidade escalar de um ponto periférico da polia A é 50cm/s, calcular a velocidade da polia B.

12.  Os ponteiros de um relógio realizam movimento circular que pode ser considerado uniforme. A velocidade angular do ponteiro de segundos vale, em rad/s:
a)   
b)   
c)   
d)   
e)   
13.  As rodas de um carro tem 60cm de diâmetro e realizam 5 voltas por segundo. Determine a velocidade desse carro em m/s.
14.  Um carrossel gira uniformemente, efetuando uma rotação completa a cada 4,0s. Cada cavalo executa MCU com frequência em RPS igual a:
a)    8
b)    4
c)    2
d)    0,5
0,25

Nenhum comentário:

Postar um comentário